Pesquisar este blog

domingo, 10 de maio de 2015

09 MAIO 15

Leitura Orante

Oração Inicial

A Palavra de Deus hoje nos convida a crescermos na confiança no Senhor e a vivermos a nossa fé com coragem quando surgirem as perseguições. Jesus nos lembra: "Se me perseguiram, perseguirão a vós também". Que o Senhor, por meio de sua palavra, nos anime e encoraje na nossa missão de sermos sal e luz do mundo.
Rezemos: Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o e retome as palavras que mais chamaram a sua atenção. Qual é a mensagem central do texto? Qual é o convite que Jesus nos faz? A quem a mensagem de Jesus é dirigida?
Os textos que meditamos nos últimos dias nos colocaram com bastante ênfase a necessidade de permanecermos unidos a Jesus, de permanecermos no seu amor, de amarmo-nos uns aos outros com o mesmo amor com que Cristo nos ama. Vimos ontem que a medida do amor fraterno é o amor de Jesus que se doa sem reservas.
No evangelho de hoje, Jesus nos lembra que ao amor se opõe o ódio. O discípulo deve estar preparado para enfrentar o ódio e a perseguição, semelhantes ao que Cristo viveu. Por isso Jesus nos adverte: "Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim" ou "Se me perseguiram, perseguirão a vós também".
O perseguidor aqui é identificado com o "mundo", ou seja, com aqueles que não creem em Jesus como o enviado do Pai. Serão perseguidos aqueles que anunciarem a Cristo e a sua mensagem de salvação: "Eles farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou".

2- Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim? O que significa sermos escolhidos por Jesus do meio do mundo? Qual é a missão do cristão no mundo? O que a Palavra está me pedindo neste dia?
O discípulo é chamado a configurar a sua vida à vida de Cristo e encontrar nele a força diante das dificuldades na realização de sua missão. A missão do cristão é ser testemunha no mundo. Jesus nos diz: "Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 13-15), portanto, "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações... Eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28, 19-20). Confiemos que o Senhor está conosco e nada poderá nos sucumbir no anúncio do seu Reino.

3- Oração (Vida)

Papa Francisco, em suas mensagens e homilias, tem nos convidado a rezarmos pelos cristãos perseguidos. Rezemos hoje nessas intenções.
"Do Senhor ressuscitado imploramos hoje a graça de não cedermos ao orgulho que alimenta a violência e as guerras, mas termos a coragem humilde do perdão e da paz. A Jesus vitorioso pedimos que alivie os sofrimentos de tantos irmãos nossos perseguidos por causa do seu nome, bem como de todos aqueles que sofrem injustamente as consequências dos conflitos e das violências em curso, e que são tantas". (Mensagem de Páscoa do Papa Francisco, 2015)
"Pensamos também na humilhação das pessoas que, pela sua conduta fiel ao Evangelho, são discriminadas e pagam na própria pele. E pensamos ainda nos nossos irmãos e irmãs perseguidos porque são cristãos, os mártires de hoje (e são tantos): não renegam Jesus e suportam, com dignidade, insultos e ultrajes. Seguem-No pelo seu caminho. Verdadeiramente, podemos falar duma 'nuvem de testemunhas' (cf. Hb 12, 1): os mártires de hoje". (Homilia do Papa Francisco na Celebração do Domingo de Ramos e da Paixão, 2015)

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual é o apelo que a Palavra de Deus despertou para o seu dia? Pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp
angela.klidzio@paulinas.com.br


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=09%2F05%2F2015#ixzz3Zm8Ly0rC
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário